Que a Agilidade é uma realidade e ainda tendência para os próximos anos, não é novidade para ninguém.
Mas, quais são os desafios de hoje e para os próximos anos?
Certamente, um deles, além da adaptação, será a FUSÃO entre a agilidade os formatos mais clássicos de governança de projetos, como gestão de orçamentos, controles de atividades, gestão e priorização de portifólio e programas de projetos, com práticas que sejam mais adequadas aos conceitos contidos no manifesto ágil.
Outro desafio será a continuação da adoção de ferramentas e plataformas tecnológicas que apoiam e viabilizam o desenvolvimento e gestão de forma mais ágil.
“Até 2025, plataformas nativamente em nuvem servirão como base para mais de 95% de novas iniciativas digitais nas organizações – comparado a menos de 40% em 2021.”
– Gartner Top Strategic Tech Trends for 2022
A adoção dessas ferramentas e plataformas é essencial para a prática e “mindset” da agilidade em todos os times de desenvolvimento.
Com isso, chegamos a uma tendência de mercado, sendo ainda um desafio, que é, adotar a gestão dos times por Produtos, unindo os times de diversas áreas e competências em uma única célula, isso ajuda a reduzir barreiras que podem existir quando existem quebras entre times de projetos, como inovação e sustentação, por exemplo.
Essa gestão passa a olhar um ciclo de vida de um produto, da concepção a sustentação e operação.
Se você estiver precisando de ajuda para gerenciar seus projetos ou produtos, se utilizando da AGILIDADE, entre em contato com a DS2U – https://ds2u.com.br